Plano de ação Pedagógica
1. Título:
BRINCANDO COM ARTE
2. Localização:
Laboratório de Informática, Escola Lóris Reali.
3.Tema:
Através da utilização do software tuxpaint, será trabalhado com o aluno temas como formas, cores, números, texturas, letras, para a exploração da arte e da criatividade.
4.Objetivos:
Envolver os alunos da turma da Terceira Série do ensino fundamental, através do uso do computador, com software educativos a estimular a criatividade, trabalhando a coordenação motora, e o desenvolvimento cognitivo de forma geral.
5. Justificativa
Proporcionar através da informática , a exploração da criatividade onde a criança possa criar seus próprios desenhos, utilizando diferentes formas e cores.
Construir junto com a criança conceitos, relacionados ao uso desta ferramenta, e também conceitos referentes ao tema como: cores, formas, letras, números, entre outros.
Permitir que a criança explore livremente este software, e assim possa criar desenhos utilizando todos efeitos oferecidos pelo programa tuxpaint.
Incentivar o uso e a importância do computador na sala de aula, utilizando sites educativos, com fins pedagógicos, onde podemos explorar a criatividade do nosso aluno, de forma lúdica e criativa.
6. Metodologia
Esta aula será realizada através do uso da tela interativa, onde os alunos deverão seguir as orientações da professora, para realizar as atividades propostas em aula. Onde os mesmos trabalharão individualmente no computador, ou em caso especial em duplas.
Será trabalhado os seguintes temas:
Desenhos com exploração de cores, números e letras.
Exploração das ferramentas oferecidas pelo programa, como carimbos, efeitos.Criação de telas, com histórias.
Utilização de linhas, formas e tamanhos.
Pinturas.
7. Recursos
7.1 - sala de informática, com no mínimo dez computadores e com lousa interativa, com um monitor com conhecimentos específicos para sanar as dúvidas no decorrer da aula.
7.2 - Utilização do software educativo TuxPaint
8. Cronograma
Duração: 4 aulas.
Horas/ Aula: 1 hora.
Turma: 3ª série.
Atividades:
1ª aula: apresentação do programa Tux Paint, e exploração livre do software, pelas crianças.
20 minutos para explicação e orientação de como utilizar o software.
30 minutos para a exploração livre pelos alunos.
10 minutos para reflexão em relação as aulas de informática, com a utilização deste novo software.
2ª aula: desenhos livres, com o objetivo de explorar cores, formas e tamanhos.
20 minutos para criar desenhos de diferentes formas.
20 minutos para criar desenhos com diferentes tamanhos.
20 minutos para a apresentação das telas para os colegas,
e uma breve reflexão sobre a aula.
3ª aula: criação de Telas, com uso livre das opções oferecidas pelo programa, como: carimbos, efeitos, letras entre outros, poderá ser feito uma história para os desenhos que forem realizados pelos alunos.
20 minutos para criação de diferentes telas, utilizando os efeitos especiais, e até mesmo carimbos.
20 minutos para criação de uma história com a utilização das mesmas..
20 minutos para a apresentação da telas aos colegas,
Socialização das atividades realizadas.
4ª aula: colorir desenhos prontos com a utilização do software Tux Paint.
30 minutos para colorir os desenhos que já integram o programa.
20 minutos para interagir com os colegas, na criação de diferentes telas.
10 minutos de reflexão sobre as aulas, e sobre a utilização do tuxpaint.
9. Acompanhamento dos resultados
A proposta de intervenção pode trazer mudanças significativas no desenvolvimento do aluno? Justifique.
Sim, pois proporciona o contato direto com o uso deste programa, assim utilizando todos os recursos oferecidos, e estando livre para criar e explorar sua imaginação.
· A equipe de professores de sua instituição educativa está preparada para implementar uma proposta de intervenção como esta proposta por você? Justifique.
Não, pois a grande maioria tem receio de utilizar o computador, e não se dispõem em aprender a trabalhar com este recurso, pois tem medos de manusear, e também que a tecnologia invada a sala de aula e não consigam dar conta de manter a ordem e disciplina na sala.
· Quais as estratégias de acompanhamento de cada etapa do plano de atendimento especializado?
Seria utilizado a lousa interativa para orientar a aula, e depois o acompanhamento seria feito individual para cada necessidade, e com o auxilio do monitor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário